Unidades: Octogonal (61) 3213-3737 - Cruzeiro: (61) 3213-3838

Alunos conhecem treinamento do Samuzinho

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (SAMU/DF – 192) ofereceu, nos dias 11 e 18 de junho, para os alunos do Ensino Fundamental II do CIMAN Octogonal, o treinamento do programa Samuzinho. Antes disso, em 15 de abril, o curso de primeiros socorros foi dado, pelo SAMU, às equipes diretiva, pedagógica, administrativa e de serviços gerais das duas unidades da escola.

O Samuzinho foi desenvolvido para a formação de crianças, adolescentes e jovens do Ensino Fundamental (de 1º a 9º ano), de escolas públicas e privadas. Os objetivos são conscientizar sobre a importância da atuação correta em situações de risco; refletir sobre a importância da vida e os movimentos de solidariedade; desmistificar ideias errôneas associadas à busca do auxílio à saúde; e esclarecer a comunidade sobre o uso devido do auxílio SAMU–DF–192, revertendo o quadro do alto índice de ligações indevidas feitas ao serviço.

Segundo as enfermeiras instrutoras Mônica Libardi e Júlia Maria de Oliveira Duarte, o SAMU acredita no potencial e no desempenho desse público como agente de apoio, educação e disseminação de informações e benefícios corretos. No treinamento, elas explicaram os principais procedimentos que devem ser tomados em casos de emergências, dentro e fora da escola, como reanimação cardiopulmonar em adultos e crianças, obstrução de via aérea por corpo estranho (engasgo), convulsão, desmaio, queda, hipoglicemia, febre alta e queimadura, entre outras situações.

“Prudência, prevenção e preparo são princípios essenciais, que sempre norteiam nossas ações na escola. Com prevenção e prudência minimizamos os riscos de acidentes. Com preparo, podemos agir adequadamente em situações adversas”, diz Mark Mello, diretor do CIMAN Octogonal.

O SAMU no Distrito Federal é referência nacional em treinamento para atendimento de emergência. Em 2012, a instituição inaugurou o Centro de Treinamento do Núcleo de Educação em Urgências, responsável pela capacitação e qualificação de todos os profissionais da área de saúde que atuam no âmbito de urgência e emergência do DF. O centro oferece cursos de suporte avançado e básico de vida, de trauma, de pediatria, regulação médica e emergências clínicas cardiológicas e ginecologistas, entre outros. Esses cursos são ministrados por instrutores do próprio SAMU para profissionais da Secretaria de Saúde do DF, estudantes e parceiros.

Veja as fotos do treinamento do Samuzinho no CIMAN Octogonal.