Unidades: Octogonal (61) 3213-3737 - Cruzeiro: (61) 3213-3838

Linha do tempo

Se hoje o CIMAN é referência no Distrito Federal por seu ensino e sua infra-estrutura, isso se deve a um passado de muito esforço e dedicação em prol da educação. Tudo começou em 1971, quando um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) iniciou, no período noturno do antigo Instituto São José (L2 Norte, Quadra 604), as aulas de preparação para adultos que queriam prestar o exame de Madureza, como era chamado o Supletivo na época. O nome CIMAN nasceu justamente da sigla Curso Integral de Madureza da Asa Norte.

barracao

O sucesso do cursinho levou seus idealizadores a investir em uma estrutura nova, na Quadra 404 Norte. Com o passar dos anos, vieram mais interessados e a chance de, enfim, levar os cursos preparatórios para Sobradinho, Asa Sul, Núcleo Bandeirante, Cruzeiro e para as instalações da Polícia Militar – onde funcionaram até 1993. Em 1978, com a aquisição do lote no Cruzeiro, foi erguida a primeira sede, com turmas de Primeiro e Segundo Graus (hoje chamados de Ensinos Fundamental e Médio), nos períodos diurno e noturno.
Lá, tiveram início as grandes conquistas voltadas para o ensino regular, que exigiram concentração de esforços para o desenvolvimento de um projeto pedagógico fundamentado na perspectiva construtivista sociointeracionista.

Digitalizar0118 - 2

Em fevereiro de 2000, a família cresceu ainda mais e se instalou na Octogonal. A nova unidade centralizou o Ensino Médio das duas escolas. Além, é claro, de oferecer o Ensino Fundamental e a Educação Infantil nos dois períodos e, a partir de 2008, o período integral para alunos do Jardim I da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O CIMAN hoje reúne cerca de 2.350 alunos. Todo o projeto pedagógico, calendário letivo, eventos e treinamentos, orientação educacional e até mesmo alguns dos professores são compartilhados pelas duas unidades. O colégio mantém o compromisso e a responsabilidade de promover um ensino voltado para o desenvolvimento de competências, que prima pelo crescimento humano e intelectual.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Essa é uma história de luta e determinação, voltada para a prestação de serviços educacionais de qualidade no Distrito Federal. Fruto de uma equipe invejável e uma preocupação constante em dar conforto e segurança para os alunos, razão maior da existência do CIMAN. O resultado dessa dedicação é o CIMAN de hoje, uma escola grande e sólida. Por isso, o slogan: Educar é Nossa História.

Digitalizar0112 - 3

• 1971 – Inaugurado o Curso Integral de Madureza da Asa Norte, que originou a sigla CIMAN.

Digitalizar0078 - 4

• 1976 – O CIMAN completa o ano com novas filiais em Sobradinho, Asa Sul, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante e nas instalações da Polícia Militar.

Digitalizar0120 - 5

• 1978 – Ocorre a compra do lote da Terracap, onde seria construída a unidade CIMAN para o Cruzeiro.

Digitalizar0123 - 6

• 1981 – No dia 9 de março, é inaugurado o Colégio CIMAN no Cruzeiro.

Digitalizar0117 - 7

• 1993 – Numa decisão estratégica, a direção da escola encerra as atividades em todas as filiais para concentrar seus esforços e energias no ensino regular, no Colégio CIMAN do Cruzeiro.

Digitalizar0103 - 8

• 1997 – Compra do lote da Terracap na Octogonal, onde seria construída a unidade CIMAN Octogonal.

Digitalizar0021- 9

• 2000 – No dia 7 de fevereiro, é inaugurada da Unidade CIMAN Octogonal.

formatura_educacao_infantil_0002 - 10

• 2008 – Implantação de turmas do CIMAN Integral, ensino em período integral para alunos do Jardim I da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

SONY DSC

• 2010 – O CIMAN Octogonal comemora seus 10 anos de vida e lança contagem regressiva para os 40 anos do CIMAN.

ciman-aerea-2011

• 2011 – Foto aérea do CIMAN Octogonal

FOTO ARENA SITE

• 2015 – O CIMAN Octogonal inaugura a Arena CIMAN, trazendo mais conforto para os pais e alunos.

FOTO FACHADA PLACAS SITE

 • 2016 – O CIMAN Octogonal passa a produzir energia limpa e renovável com a instalação de 630 painéis fotovoltaicos.